Problemas respiratórios na pandemia

Problemas respiratórios na pandemia

Problemas respiratórios na pandemia – São condições que atingem o sistema respiratório, ocasionando em inflamações, infecções e irritações em nosso corpo. As doenças respiratórias afetam os pulmões e debilita a capacidade de respiração. Algumas, são de características genéticas e outras, são causadas pelo estilo de vida ou também por influência de fatores ambientais. Existem diversos tipos de doenças que infringem o sistema respiratório, desde as mais fáceis de diagnosticar e tratar, até as mais complexas, conhecidas como crônicas.

otorrino brasilia

Com a chegada do outono e do verão, o aumento e o declínio da temperatura se tornam ainda mais evidente, afetando principalmente aqueles que já possuem histórico de doenças respiratórias.

Tais doenças podem ser provocadas por diversos fatores, desde poluição, alergias, fatores genéticos, climáticos, bactérias e vírus.

Geralmente, esses problemas tendem a acontecem com maior frequência, durante o período outono-inverno, que é quando o tempo fica mais frio e seco.

Quais são as principais doenças respiratórias?

Bronquite

Essa condição respiratória, causa inflamações nos brônquios, causando uma maior produção de muco e pode ser causada por vírus e bactérias. Existem a bronquite crônica, que é ocasionada pelo excesso de muco secretado nos brônquios (podem surgir ao longo da vida) e a bronquite aguda, que apresentam sintomas como dor de garganta, tosse e secreção de muco. Os principais causadores, são o hábito de fumar e estar em constante exposição à fumaça. Seu tratamento consiste no tratamento no uso de umidificadores, soro fisiológico e anti-inflamatórios.

Asma

É mais recorrente durante a infância. É caracterizada por apresentar um quadro inflamatório das vias aéreas e nos brônquios, onde de comprimem, aumentando a dificuldade da passagem de ar. É causada pelo ar, poluição, alimentos que possam provocar alergias e alimentos com cheiros fortes.

Pneumonia

É uma doença grave em sua projeção, podendo levar à morte. Afeta principalmente idosos, crianças e pessoas portadoras de outras doenças, devido a baixa imunidade. É ocasionada por bactérias, fungos e vírus que afetam diretamente nos pulmões, causando infecções. Dentre os principais sintomas, estão: calafrios, tosse, dores na região do tórax, falta de ar e febre.

O tratamento é feito a partir de antibióticos. Quando mais grave, é necessário a internação do paciente.

Rinite

Geralmente, tem como principal característica uma reação anormal do corpo quando é feito o contato a alguns elementos que não sejam agressivos, como animais, sujeira e pólen. É um tipo de alergia, que causa a obstrução nasal, coceiras e espirros. Para se prevenir de possíveis crises, o recomendado é ficar em ambiente arejado, sem tapetes e fazer o uso de produtos antialérgicos.

No tratamento, é indicado o uso de imunoterapia e medicamentos, desde que sejam utilizados com prescrição médica.

Tuberculose

É uma doença contagiosa e infecciosa. É possível se contaminar através do ar, contato com pacientes que estejam com a doença, tosse, espirros e ou até mesmo simplesmente estar no mesmo ambiente em que haja contaminação de bacilos. Seus principais sintomas, consistem em febre, tosse, presença de sangue junto com o catarro e suor excessivo.

Não existe cura, porém há tratamento, onde são feitos exames complementares como o raio-X.

Dicas para evitar problemas respiratórios

  1. Evite aglomerações
  2. Faça uma limpeza regular em sua residência
  3. Evite cortinas, tapetes e carpetes
  4. Mantenha a casa sempre arejada
  5. Use corretamente produtos de limpeza
  6. Realize limpezas de sofás, travesseiros, colchões e roupas de cama
  7. Vacinação

Os problemas respiratórios são muito comuns e tomar as devidas precauções e atenção, são essenciais para que possamos manter e preservar a nossa qualidade de vida e bem-estar.

social position

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat
Ligar Agora
Endereço